Lucros – Uma Divisão que Multiplica

Em outra oportunidade, em artigo intitulado “Pequenas ideias, grandes controvérsias...”, publicado nesse mesmo canal, falamos da importância de ...

Em outra oportunidade, em artigo intitulado “Pequenas ideias, grandes controvérsias...”, publicado nesse mesmo canal, falamos da importância de se estabelecer regras prévias e claras entre sócios que pretendem iniciar um negócio, o que, convenhamos, não é tarefa simples.

Dentre todas as preocupações que uma sociedade iniciante enfrenta, o tema “divisão de lucros” certamente está entre os mais emblemáticos, sobretudo em uma empresa de serviços que depende da vontade e do talento de seus sócios.

Eis aí o desafio, desenvolver uma regra que estabeleça a divisão dos resultados da empresa de forma justa e que, ao mesmo tempo, funcione como estímulo para os sócios.

Diante deste dilema, compondo uma empresa do setor de serviços e não conseguindo identificar um formato que pudesse ser replicado, desenvolvemos nossa própria fórmula, simples, e baseada na meritocracia.

Fizemos uma planilha no Excel na qual criamos categorias e critérios para cada sócio alcançá-las, e, assim, apurar sua participação nos resultados da empresa.

Basicamente, aplicamos a graduação, cursos de especialização, tempo de experiência em áreas determinantes para a empresa, fechamento de contratos e comprometimento com o desempenho das atividades e com a satisfação do cliente como critérios definidores das cinco categorias, ou dos cinco “AAAAA” que aplicamos.

Desse modo, considerando todos os sócios no nível “AAA”, um contrato de 10 mil reais conquistado por um destes daria o direito a 4 cotas, sendo 3 da categoria e uma de honra pelo êxito, e 3 cotas para cada um dos outros sócios.

Eis ai uma fórmula de divisão que, a nosso ver, pode multiplicar os resultados da empresa, porque estimula e premia o engajamento.

Se quiser receber um modelo dessa simples planilha envie-nos uma mensagem através do e-mail lazaro.sa@3dassessoria.com.br