Loading...

Usando as redes sociais a favor de sua carreira profissional

Além do Linkedin, ferramentas como Facebook e Twitter podem ser muito úteis profissionalmente...

Além do Linkedin, ferramentas como Facebook e Twitter podem ser muito úteis profissionalmente

Que tal se aproveitar das redes sociais, já tão utilizadas por nós no dia a dia, profissionalmente? Dentro de uma ferramenta como o Facebook, por exemplo, a mais popular delas, é possível criar um currículo social. Isso implica em apresentar suas atividades profissionais na rede e criar vínculos que ampliem seu leque profissional.
Você pode se perguntar se, para tais ações, ter um perfil no Linkedin (a maior rede social para profissionais) não é o suficiente – e nós te responderemos que você pode ir além. Empresas buscam cada vez mais profissionais conectados ao mundo virtual. Através dele, empregadores podem visualizar não somente sua experiência profissional, mas seus vínculos, gostos, linguajar e aparência.

Por isso, é importante prestar atenção aos conteúdos publicados online. As mídias sociais podem prejudicar possíveis candidatos a vagas: basta que os empregadores vejam conteúdo incoerente com um perfil profissional. Mesmo que isso não signifique que você deva voltar suas mídias exclusivamente à profissão, não se deve esquecer que não são apenas seus amigos que visualizam seu perfil.

Atenção para alguns passos importantes: criar e cultivar um networking voltado à sua área e a áreas correlatas; compartilhar na rede informações interessantes e notícias que considere importantes; utilizar-se de blogs como ferramentas para expor suas ideias, produtos e projetos; aproveitar as mídias para demonstrar seu senso de apuração e crítica; redobrar os cuidados gramaticais para mostrar suas habilidades linguísticas.