Loading...

Tempos de crise e nova postura de busca de emprego no mercado de trabalho

Não é segredo para ninguém que o Brasil passa por uma crise no mercado de trabalho. É fato que a nossa taxa de desemprego vem subindo. Porém, a primeira coisa que tem que se ter em mente é que, apesar da crise econômica, ainda existem contratações. Ou seja, nem tudo e...

Não é segredo para ninguém que o Brasil passa por uma crise no mercado de trabalho. É fato que a nossa taxa de desemprego vem subindo. Porém, a primeira coisa que tem que se ter em mente é que, apesar da crise econômica, ainda existem contratações. Ou seja, nem tudo está perdido. Nesse viés, há que se pensar em maneiras criativas e sustentáveis para se ganhar destaque no mercado de trabalho.
Mas como?
O primeiro ponto é segurar a ansiedade e fazer uma busca assertiva. Candidatar-se a posições que permitam se manter dentro de sua área de atuação e possa dar continuidade em seu plano de carreira é fundamental. Consistência é tudo!
Em seguida, faça uma autoavaliação para identificar quais são os seus diferenciais competitivos. Em um mercado mais concorrido, estar atento ao que pode te destacar no processo seletivo e ressaltá-lo nos momentos de entrevista, pode ser a sua principal arma. E aí, não me refiro apenas a diferenciais técnicos, mas também a skills comportamentais, tais como habilidades em relacionamento, comunicação, negociação etc.
Ademais, mantenha-se atualizado em seus conhecimentos. Ainda que não haja muitos recursos financeiros para se investir em cursos e certificações, opte por soluções mais baratas, como cursos online, ou até mesmo gratuitos.
Como quarto aspecto, pense em um leque de oportunidades que você pode ter, sem sair da usa área de atuação. Que tal solucionar questões como consultor ou especialista? Isso poderia, além de enriquecer o seu currículo, enriquecer seu networking. Por fim, e talvez este seja o ponto mais importante: ative, reative e enriqueça a todo tempo o seu networking.
Hoje já é mais do que comprovado que a maioria dos empregos se consegue por meio de indicações. Deste modo, este pode ser um pilar importante para te ajudar neste momento conturbado do mercado. Marcar cafés, fazer contatos no LinkedIn, frequentar feiras específicas, palestras, grupos profissionais e fóruns de discussões pode ser essencial nesta fase.
Boa sorte e bom novo emprego!