Loading...

Cenário de Crise: mantenha o emprego e crie oportunidades

Em um cenário de crise, os ambientes tornam-se mais competitivos e desafiadores. A principal preocupação é a de manter o emprego, mas podemos, também ...

Em um cenário de crise, os ambientes tornam-se mais competitivos e desafiadores. A principal preocupação é a de manter o emprego, mas podemos, também, identificar oportunidades. A pedido de Juliana Ventura, responsável pela Coluna Carreira do Conte com as 3, Mariangela Cifelli, dá dicas de como enfrentar melhor esses tempos difíceis. Leia a seguir:

a) Entregue resultados rápidos e com qualidade

Mais do que nunca as pessoas precisam provar seu valor e os resultados são acompanhados de perto.

Esteja alinhado com o que é esperado de sua função. Antecipe-se sempre que possível e busque excelência e alto desempenho em tudo o que faz.

As melhores pessoas não apenas mantêm seus cargos, como também podem ser reconhecidas. As empresas não abrem mão dos talentos!

 

b) Evite conflitos desnecessários

 Nesse momento em que as pessoas sentem-se pressionadas, os nervos estão à flor da pele. Entenda o momento certo de se posicionar, ceder e avalie diferentes formas de trazer a sua opinião, mas jamais batendo de frente, principalmente com a liderança.

 

c) Construa bons relacionamentos

Em muitas funções interagimos com pessoas em diferentes áreas. É importante o alinhamento de expectativas e prazos, sendo transparente e agradável.

Quanto mais próximas forem as relações, mais oportunidades teremos, seja para um projeto em andamento, uma transição de área ou até mesmo avaliações de desempenho em formatos mais abertos.

 

d)Não adie decisões importantes

 Para tudo o que fazemos tomamos decisões, sejam fáceis, complexas ou impopulares. Mapeie os aspectos positivos e negativos, consulte as pessoas necessárias e assuma os riscos envolvidos, mas não procrastine decisões importantes.

Sempre que tiverem riscos envolvidos, entenda como minimizá-los, comunique as pessoas certas e se antecipe aos possíveis obstáculos. Deixar de tomar uma decisão na hora certa pode custar caro.

 

e) Tenha bom humor e otimismo

Pessoas otimistas contagiam o ambiente e, já que o momento é de tensão, por que não levar de forma mais leve e com bom humor? Essas características estão associadas a um comportamento em alta no mercado, a Inteligência Emocional.

Tenha jogo de cintura e encare as situações com mais naturalidade. O otimismo te leva mais longe.

 
 Mariangela Cifelli

mariangela@wakeuup.com.br
  +55 11 99560-9783
www.wakeuup.com.br