Loading...

Do outro lado da mesa: saindo da Consultoria para atuar em empresa!

Acredito que o primeiro ponto desta reflexão seja...

Acredito que o primeiro ponto desta reflexão seja você entender o que te move a "passar para o outro lado da mesa" - falo de motivações mesmo - p.ex. qualidade de vida? remuneração? ambiente de trabalho? cultura da empresa? Isso para que você faça um movimento bem calculado.

Outro ponto - quando somos consultores, "vendemos " soluções. Ou seja, em consultoria, a nossa área de expertise é o próprio negócio, é o que traz lucro para a empresa. Quando nos movimentamos para empresa, para atuar com áreas de suporte, ou funcionais corporativas (TI, RH, finanças, legal...), passamos a atuar mais distantes do negócio em si. E apesar de uma área de suporte ser extremamente relevante para a execução de qualquer estratégia, ela continua sendo uma área de "apoio" - esse é o mind set que precisamos ter quando fazemos essa mudança. Por exemplo, uma área de TI é capaz de definir o sucesso ou não da implementação de um projeto de automação numa indústria, mas quem tomará as decisões estratégicas será o líder da operação, e não o profissional que implementará o sistema. Ainda, neste caso, o que trará lucro para a empresa será a comercialização do produto acabado, e não o projeto que TI implementou. Já numa consultoria, a própria implantação do projeto traria dinheiro para a empresa, por ser o “negócio” a ser comercializado.

Meu testemunho: saí de Executive Search – consultoria que “vende” recrutamento especializado a um valor razoável - , para atuar em RH corporativo. Posso dizer que num primeiro momento tomei um choque.... mas depois que entendi essa relação de "apoio" ao negócio, me adaptei. Aliás, prefiro dizer que somos "business partners". Somos parceiros do negócio na solução que eles necessitam.

Por fim, se decidir mesmo fazer essa mudança, planeje-a! Veja as empresas que te interessam, aqueça seu networking, comece a participar de entrevistas, "treine" essa mudança. Desta forma, terá mais garantias de sucesso!

Boa sorte!!!

Juliana Ventura