Loading...

A importância da comunicação no ambiente de trabalho

Independente da sua profissão, ou do setor da empresa em que atua, a comunicação é uma disciplina que permeia toda e qualquer atividade profissional.

 

Empresas já sofreram verdadeiros fracassos em razão da falta de uma comunicação efetiva entre os times ou entre os membros de uma equipe.

 

A comunicação eficiente é ponderada, evita os excessos e as delongas, é direta e, acima de tudo, é respeitosa. Além disso, a comunicação efetiva é democrática, pois é de fácil compreensão por qualquer nível da corporação.

 

Ademais, uma comunicação, para ser bem sucedida, deve informar, falar ou expressar alguma ideia, mas também deve escutar, considerar e tolerar diferentes pontos de vistas.

 

Uma boa comunicação também deve ser feita em tempo e horário adequado, para que faça todo o sentido para o interlocutor.

 

Também, tão importante quanto o conteúdo, é a forma de comunicar-se. Isso serve tanto para a comunicação escrita, quanto para a comunicação verbal. A forma, o canal, a linguagem a ser utilizada é tão ou mais importante do que o conteúdo que se quer transmitir. Acredite!

 

Uma boa dica para aprimorar cada vez mais a habilidade de comunicar-se é manter o bom hábito da leitura. Enriquece o vocabulário e o repertório. Além disso, observar bons comunicadores, a forma como se comunicam, postura, linguajar, pode ser bem interessante para replicar bons exemplos de comunicação.

 

Lembrem-se: bons comunicadores conquistam lugares especiais em uma corporação!

 

Boa sorte!

 


Juliana Ventura