Cinco dicas para ter um relacionamento duradouro

A vida pode ficar muito pequena quando olhamos para ela com o olhar estreito. (Ana Jácomo)

É comum que relacionamentos amorosos muito longos caiam na rotina com o passar dos anos e muita coisa muda desde o primeiro ano de namoro. Mas isso não significa que a felicidade diminui! Para ter uma relação duradoura e feliz, o segredo é manter algumas atitudes saudáveis e preservar sentimentos bons. Veja algumas dicas para fazer sua relação durar muito!

1 – Respeito
Provavelmente, o seu parceiro (a) possui algum pensamento diferente do seu. Seja uma ideologia, religião ou, até mesmo, um pensamento político. As pessoas são diferentes e isso não é ruim! Para conviver em uma relação, é essencial respeitar essas diferenças e não tentar mudar o que o outro acredita.

2 – Responsabilidade
Já passou o tempo em que a mulher era responsável pelas tarefas do lar e o homem era quem mantinha financeiramente a casa. Para viver em harmonia é preciso dividir responsabilidades e nenhum dos dois deve sentir-se sobrecarregado. Além disso, compartilhar algumas tarefas, como cozinhar juntos, por exemplo, aproxima e cria intimidade entre o casal.

3 – Liberdade
Para ter uma relação saudável é muito importante saber equilibrar o tempo da vida social de cada um com os momentos a sós. É importante ter liberdade para sair só com os amigos, para confraternizar com os familiares, sem esquecer-se da diversão a dois.

4 – Diálogo
Entre um casal não deve existir melindres, se algo não te agrada, comunique a insatisfação abertamente. Guardar sentimentos ruins não é benéfico para a relação. Manter diálogos francos faz bem à relação, além de criar um vínculo entre o casal.

5 – Sexo
Obviamente, não se deve manter um relacionamento só porque sexo é bom, mas ter uma vida sexual ativa e saudável é sim um tópico importante da vida a dois. Mas lembre-se: o sexo precisa valer para os dois, ambos devem satisfazer-se. Receber e oferecer prazer é a melhor forma de estreitar ainda mais uma relação de amor.


Margareth dos Reis