Meu cão faz xixi por toda a casa, como resolver este problema?

Treinar seu cão para fazer as necessidades no local correto é um exercício fácil, mas que exige muita dedicação , paciência e consistência por parte dos proprietários.

Treinar seu cão para fazer as necessidades no local correto é um exercício fácil, mas que exige muita dedicação , paciência e consistência por parte dos proprietários. 

Não existe uma idade para ensinar ao seu amigão o local em que ele deve se aliviar, por isso a dica vale para todos!

Diferentemente do que a maioria acredita, dar bronca no cão não resolve o problema. Ao contrário, a bronca pode fazer com que o cachorro entenda que o errado é se aliviar na frente de seu dono e, assim, ele pode passar a fazer as necessidades sempre escondido, dificultando o treino correto. Há cães também que interpretam a bronca como uma atenção, e passam a fazer as necessidades no local errado para chamar a atenção do dono. Por isso, quando ele fizer aquele xixi no local errado e bem na sua frente, finja não se importar. Vire-se e não lhe dirija a palavra.

O treino começa por não dar atenção ao erro, mas sim ao ACERTO.

Passo 1: DEMARQUE o local em que o cão deve fazer suas necessidades

Você pode utilizar tapetes higiênicos absorventes (encontrados em mercados pet) ou mesmo jornais. Não há uma receita única, mas o que melhor se adapta para cada caso. O dono e seu peludo que darão o melhor sistema a ser adotado.

Passo 2: Não deixe nenhum rastro de odor nos locais errados

Cães adoram urinar onde sentem o cheiro de antigos xixis. No mercado pet há produtos neutralizadores de odor, próprios para inibir os odores para o faro canino. Costumo indicar o Enzimac. Toda vez que seu cão se aliviar em locais errados, limpe com removedores enzimáticos como esse que acabei de sugerir, assim conseguirá controlar esse atrativo.

Passo 3: Tenha controle da situação

Controlar a situação e minimizar os erros é a melhor ajuda que pode dar para garantir o acerto de seu cão. Se você for se ausentar de casa por umas horas, limite o espaço de seu cão em uma área forrada de tapete higiênico ou jornal, para garantir que ele acerte em sua ausência. Quando estiver em casa, você pode soltá-lo, desde que você esteja com sua atenção voltada ao animal, levando-o ao tapetinho de hora em hora ou quando perceber sinais de que ele está querendo urinar (como cheirar o chão dando voltinhas). O ideal é entender a rotina do cachorro e saber em que momentos ele faz suas necessidades – ao acordar, depois do almoço, etc. -  e levá-lo ao lugar desejado na hora certa.

Passo 4: reforce o acerto

Assim que ele acertar, elogie-o. Entregue o petisco de sua preferência e faça carinho. A recompensa precisa ser feita no exato momento em que ele fizer as necessidades no local correto, para não correr o risco do animal associá-la a qualquer outro ato. 

Seu cão logo aprenderá que fazer as necessidades naquele local específico é muito melhor, e passará a fazê-lo mesmo sem a sua interferência.

Tenha paciência, esse treino pode durar alguns meses. Não desista e tenha em mente que será um trabalho que valerá para o resto de suas vidas.

Se mesmo assim você estiver tendo dificuldades em ensinar seu cão a se aliviar no local correto, procure ajuda de um profissional. Lembre-se: Cães educados têm uma vida mais feliz e saudável!  

 
Marília Vargas Madureira é especialista em comportamento canino, adestradora e Consultora Comportamental. E-mail: mar_madu@yahoo.com.br